• Renan Santos

Errar: uma das melhores coisas que você pode fazer

Atualizado: 2 de Set de 2019


Saaalve galera, tudo bom com vocês?


Começo o texto de hoje falando sobre essa escultura da foto à cima. Ela é fruto de uma técnica chamada kintsugi. É uma arte japonesa para reparar cerâmica. A ceramista sul-coreana Yee Sookyong, é adepta da técnica e a pessoa por trás dessa obra de arte. Coisa linda de se ver, não?


Bom, mas como essa escultura está relacionada com os erros? Calma que daqui a pouco eu explico.


Se você é daqueles que fica remoendo, se frustra ou vive em um conflito interno a cada erro que comete, e ainda foge deles, com toda certeza os próximos parágrafos ajudarão você a ter novas perspectivas.


Culturalmente, enxergamos os erros como fracassos, como oportunidades perdidas que possivelmente não iremos recuperá-las nunca mais. E há sim, uma grande possibilidade de tudo isso acontecer!


Porém, de acordo com o diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), Alexandre Slivnik:

"Um erro é só um erro quando nada é aprendido, mas pode ser muito conveniente quando se absorve algo da situação"

É de extrema importância você aprender a tratar bem os seus erros. Não trate como se fosse algo ruim na sua vida, algo que irá te atrasar. Na realidade, pense que aquele momento, aquele erro, veio para lhe ensinar literalmente algo que você não sabia.

Imagine se todas as pessoas que trabalham ou moram com você, te ensinassem todos os dias, algo que você NÃO SABE, isso não seria sensacional? Todo aprendizado, lição de vida, conteúdo útil, reflexão, devem ser sempre bem vindos!


Sou jovem, mas com toda certeza uma das coisas mais difíceis e importantes que aprendi, foi que um dos meus melhores amigos, deve ser MEUS ERROS.


Para exemplificar, separei aqui 3 erros que são muito comuns e que por sinal já cometi algumas vezes, e podem acontecer tanto na vida pessoal quanto na profissional. Mas deixo também algumas estratégias que podem ajudar você a transformar o erro em oportunidade de aprendizado.


1 - EXECUTAR TAREFAS COM PRESSA

É um erro bobo, mas muito comum. Temos o péssimo hábito de confundir a execução de tarefas de forma apressada, com executar tarefas de forma veloz, onde é possível mantermos a qualidade total da execução. Por outro lado, quando somos apressados, manter essa qualidade se torna algo mais difícil. Para nossa sorte, é algo que conseguimos corrigir sozinhos na maioria das vezes.


A saída é desacelerar um pouco. Conferir a atividade uma ou duas vezes, fazer uma pequena pausa e observar o que já foi feito. Em curto prazo, caso você não execute esse plano de ação você terá somente o retrabalho, porém, em longo prazo isso pode atrasar muito mais sua evolução pessoal e profissional, deixando você estacionado.


2 - NÃO REVISAR O QUE ESTÁ ESTUDANDO

Ahhh, isso eu já cometi várias vezes, principalmente em período de faculdade. E o pior, perdi oportunidades de crescimento profissional por não ter revisado os conteúdos. Vi também companheiros de trabalho perderem oportunidades por não buscarem a constante evolução e aprimoramento dos recursos intelectuais, mesmo sabendo onde buscarem essas informações.


Nossa aprendizagem pode melhorar muito quando revisamos e refletimos sobre um conceito que erramos ou não entendemos bem. Não tenha vergonha. É muito melhor dizer que não está seguro ainda, do que assumir uma responsabilidade, e comprometer-se profissionalmente. Busque suas anotações. Não deixe de procurar por exemplos semelhantes. Reflita sobre seu erro até sentir que o domina e que não cairá nele novamente no futuro.


3 - NÃO PEDIR AJUDA

Erro comum em ambientes corporativos principalmente quando o líder solicita algo com prazo ou o desenvolvimento de algum projeto. Nosso orgulho, medo, talvez falta de apoio, e algumas vezes até vergonha, nos impedem de irmos em busca de auxílio, seja de algum companheiro, fontes externas, ou até mesmo o próprio líder que solicitou o serviço.


Não permita que sua mentalidade fixa te controle. Reserve um momento para refletir sobre esse tipo de erro, pois é extremamente importante. Pense nas inúmeras possibilidades de soluções que outras pessoas podem te dar quando você as comunica e tem o feedback delas. Imagine que é uma ótima oportunidade para estreitar relacionamentos e também partilhar seus conhecimentos. As consequências de não pedir ajudar, podem te trazer extrema frustração e sentimento de incapacidade!


Certa vez, Michael Jordan disse que os obstáculos não podem nos parar. Se você achar uma parede, não desista. Ache uma maneira de escalá-la, atravessá-la ou derrubá-la.


Resumindo, não importa se você errou hoje como líder, como investidor, como funcionário, como aluno, como pai, mãe ou filho. Olhe para esse erro que talvez esteja te incomodando nesse exato momento, ou que veio à sua mente ao ler o texto, e dê um novo significado (ressignifique). Não esqueça o erro, pois é a partir dele que você terá uma nova oportunidade para mudar a forma como você encara cada momento, cada aprendizado.


Quando você alcançar o sucesso sem dúvida alguma se lembrará da sua trajetória, e nela estarão todos os erros e os novos significados que deu a cada um deles para te impulsionar e estimular, e no pacote as novas oportunidades que você criou a partir deles. No momento que você aprender a ter os erros como aliados estará executando um dos pilares de uma habilidade indispensável para qualquer pessoa de sucesso: RESILIÊNCIA!


Com o coaching, é possível ter apoio para encarar esses erros, trazer novos significados e desenvolver novas habilidades.


P.S: sobre a escultura, ela é fruto de um erro. Era um vaso quebrado, porém, Yee Sookyong observou por outra perspectiva e deu um novo significado. Foi reparado com ouro e assim, valorizado!


E você? Tem os erros como aliados? Que atitude tomará quando cometer novamente?


Coloque aqui nos comentários o que achou desse artigo, e caso lembre de outros erros que eu não citei, me conte como faz para tirar lições.


Forte abraço e lembre-se: Seja Causa da sua transformação!

24 visualizações

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Se inscreva e receba conteúdos para você descobrir como transformar a sua vida em uma constante realização!

+55 (11) 96204-1962

Campo Limpo Paulista - SP - 13232-100

CONECTE-SE CONOSCO

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube

© 2023 by Naomi Rhyme.